A diabetes e a saúde oral

Gosta Do Conteúdo? Partilhe Nas Suas Redes Sociais

A diabetes é uma alteração metabólica que resulta de uma incapacidade de utilização pelo organismo da nossa principal fonte de energia, a glucose, que provém da nossa alimentação.

Depois de absorvida, a glucose entra na circulação sanguínea e, para que possa ser utilizada pelas células como fonte de energia é necessária uma hormona produzida no pâncreas, a insulina.

O que ocorre na diabetes, em alguns casos, é a insuficiente produção de insulina, noutros a sua acção deficitária ou, frequentemente, a combinação de ambas. Se a glucose não for utilizada, acumula-se no sangue (hiperglicemia), sendo depois libertada na urina.

Existem dois tipos de diabetes; a tipo 1 e a tipo 2. A primeira é mais rara e típica de indivíduos mais jovens. Já a segunda é muito mais frequente (90% dos casos) e atinge indivíduos com mais idade e/ou com excesso de peso e hábitos de vida sedentários.

Estudos indicam que a saúde oral pode não ser uma prioridade para os doentes diabéticos, e que geralmente o seu médico dentista/ higienista não é informado da presença desta patologia, não podendo desta forma prevenir algumas complicações na saúde oral dos portadores da doença.

Quando a diabetes é deixada sem controlo por um período alargado, pode afetar negativamente as glândulas salivares, diminuindo a quantidade de saliva, o que vai provocar a sensação de boca seca e acumulação de placa bacteriana e detritos, factor importante no acrescido risco de cárie. Outro aspecto importante é o facto de altos níveis de glucose sanguínea levarem ao desenvolvimento de complicações vasculares. Estas têm uma influência significativa na saúde gengival e na capacidade de cicatrização. Assim, doentes diabéticos têm mais propensão para terem doença periodontal ( inflamação nas gengivas e infecções no osso), o que leva progressivamente à perda dos dentes, tendo também mais dificuldade em cicatrizar.

A chave da prevenção de patologias orais nos diabéticos assenta numa boa higiene oral

Com pelo menos duas escovagens diárias bem como o uso de fio dentário e/ou escovilhão e raspador de língua; numa visita semestral ao médico dentista/higienista para controlo da saúde oral e um bom control glicémico de forma a prevenir a inflamação gengival e a formação de cáries.

Dicas

  • A diabetes é uma disfunção metabólica que leva ao aumento da glicémia ( açúcar) no sangue.
  • O aumento da glicémia no sangue leva a alterações na saúde oral como doença periodontal (no osso e gengiva); alterações na capacidade de cicatrização e diminuição da secreção salivarque facilita o aparecimento de cáries.
  •  Para prevenir estes problemas, os doentes diabéticos devem visitar periodicamente omédico dentista/higienista, ter um grande cuidado com a higiene oral e controlar os níveis deglicémia.

Gosta Do Conteúdo? Partilhe Nas Suas Redes Sociais

Inscreva-se Em Nossa Newsletter

Os conteúdos que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Leia Também

Abrir Conversa
Precisas de ajuda?
Viva!
Como posso ajudar-te?